quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
Jaguaribe:um patrono paulista para a Câmara
DOMINGOS JOSÉ NOGUEIRA JAGUARIBE FILHO passou a ser o Patrono da Câmara de Vereadores de Dourados a partir de 22 de março de 1969, cuja Sessão que aprovou seu nome, aconteceu no dia 17 de Abril de 1968.o que pouca gente sabe é que Jaguaribe nada tem a ver com a história de Dourados.Apesar de seus méritos politicos ( foi eleito deputado provincial pelo 8° Distrito de São Paulo, impediu a entrada de escravos com o imposto de dois contos de reis por cabeça e libertou os negros de sua fazenda. Em 1888 foi eleito deputado geral pelo Ceará, na última legislatura imperial, sendo candidato da Confederação Abolicionista. Teve a honra de representar ao mesmo tempo as províncias do Ceará e de São Paulo. Foi médico, lavrador, político e escritor. Manifestou suas idéias democráticas no Congresso Agrícola de 1878 e se declarou republicano na Assembléia de 6 de junho de 1889, juntamente com Cesário Alvim, padre João Manuel e Tavares. Em 1891 foi eleito deputado para o Congresso Constituinte do Estado de São Paulo. Renunciou, porém seu mandato em outubro do mesmo ano desgostoso por ver o seu projeto que criava a escola agrícola e de veterinária, de manifesta utilidade pública, rejeitado pela Câmara).Convenhamos: tem figuras que contribuíram muito mais para a cidade. Jaguaribe retirou-se da política em 1892.Em São Paulo.
0 comentários:
Postar um comentário