quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
Dourados lidera geração de emprego no Estado
Dourados, Três Lagoas e Nova Andradina se destacaram na contratação de trabalhadores para o emprego formal dentre os municípios de Mato Grosso do Sul, conforme relatório do Ministério do Trabalho e Emprego. Dourados está na frente se forem considerados os números absolutos: foram 2.656 admissões, contra 2009 desligamentos (saldo de 647 e variação relativa de 1,5%).
Na variação relativa, quem teve o melhor desempenho foi Nova Andradina (4,88%), onde aconteceram 900 contratações com carteira assinada e 481 desligamentos (saldo de 419 postos de trabalho). Em Três Lagoas, o estoque de assalariados variou positivamente em 1,65%, considerando que 1.912 pessoas foram desligadas e 2.401 contratadas com carteira assinada.
No âmbito dos Estados, Mato Grosso do Sul registrou saldo positivo na contratação de 3.005 empregos celetistas, equivalentes a um acréscimo de 0,66% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior.
Os setores de atividade econômica que mais contribuíram para este resultado foram os de Serviços (+1.798 postos) e a Indústria de Transformação (+ 1.341 postos). Na série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo, nos três primeiros meses de 2012, houve acréscimo de 8.972 postos, o que representa aumento de +1,98%.
Os números são de crescimento também quando se avaliam os últimos doze meses: na série com ajustes, entre março de 2011 e março de 2012 houve aumento de +3,94% no nível de emprego. Em números absolutos, isso quer dizer que foram gerados mais 17.548 postos de trabalho nesse período de um ano no estado.
Nos outros municípios com mais de 30 mil habitantes onde o saldo foi positivo, as variações foram de 0,91% em Ponta Porã; 0,35% em Coxim; 0,18% em Campo Grande; e 0,17% em Corumbá.
(Com Douranews
0 comentários:
Postar um comentário